terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Objetivo

Como a vida não tem sentido, cada um tem a liberdade de traçar seus objetivos.

Tá, e daí?

Talvez a coisa que eu mais goste de experimentar é compreensão. Compreender é muito bom, e cada vez mais eu compreendo melhor e de forma mais abrangente as pessoas, eu mesmo, e as relações entre as pessoas. Já disse aqui antes que estou tentando montar modelos que possam explicar o comportamento humano, como muitos já tentaram antes. Essencialmente eu pretendo alcançar um ou mais modelos que expliquem comportamentos de massa. Preferencialmente um modelo que explique muitos comportamentos, mas isso é muito mais difícil do que diversos modelos complementares. Quanto mais eles explicarem no âmbito individual, melhor, mas eu não considero possível.

Qualquer um pode fazer isso.

Sim, e eu creio que todo mundo faz. Eu levo isso à sério, entretanto, porque me proporciona o prazer indescritível da compreensão. O que meus modelos, depois de prontos, se um dia ficarem prontos, terão de diferente é que eles serão testados. Estabelecida uma teoria, ela deverá gerar uma previsão de algo que poderá ser observado. Sendo tal coisa observada de fato posteriormente, a teoria se confirma. Compreensão. Passa-se a enxergar tudo com mais clareza, como se uma janela fosse aberta iluminando uma sala escura.

Há um efeito colateral, entretanto. Quanto mais se compreende, mais tudo fica distante e irrelevante. É um vício como outro qualquer.

Nenhum comentário: