sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

É cultural.

Pois, bem.

Nas minhas horas de reflexão autocontemplativa de merda eu percebi e compartilho aqui uma fundação da análise do comportamento humano e da busca pela paz interior e felicidade, que é o que todo mundo tá a fim.

Precisamos estabelecer quais sentimentos, atitudes e outros estados mentais são culturais e quais são instintivos evolucionários.

Digo isso porque ao tentar me despir de preconceitos e localizar quais sentimentos eram desnecessariamente prejudiciais à minha saúde emocional me deparei com o fato de que devemos aceitar e nos harmonizar com o que é natural de nossa espécie e abandonar o que é meramente cultural, mas que é muito difícil saber quais sensações são instintivas e quais são culturais.

Pense você num bom exemplo desta diferença e da dificuldade de traçá-la. Quando é importante desaprender o que nossos pais e nossa sociedade nos ensinou para que possamos enfrentar os conflitos entre nossos desejos e o que aprendemos como certo e errado, é crucial entender esta distinção.

Nenhum comentário: