terça-feira, 19 de agosto de 2008

Simples de coração

Por Guilherme de Moraes Alvarez

Então. Pois, bem.

As expectativas de novo. Eu avisei que retomaria o tema para aprofundar as coisas. Os comentários foram absolutamente incríveis (mentira, estou tentando agradar).

Para chegar no que eu realmente quero dizer (inserir poema do Bashô aqui) vamos a uma dialética. Consigo enxergar duas formas de prazer. Na primeira estamos andando tranqüilos pela rua e encontramos uma nota de 100 reais. É incrível! Uau! 100 pila. Vou me entupir de chocolate. Vou tomar Johnny Walker Black. Vou comprar um presente pra minha namorada. Vou me entupir de chocolate. Os eventos não podem ser mais rápidos e sensacionais (cheios de sensações), e agradáveis. Um prazer imenso. Só que isso não acontece todos os dias. Na verdade, quase não acontece. Algumas pessoas dizem que isso não existe.

Na outra estamos andando tranqüilos pela rua e entramos num ótimo restaurante para jantar. A comida é ótima e o preço é razoável. Prazer puro. Muito bem. Se a pessoa tem medo de se decepcionar com o restaurante e nunca vai ao restaurante eu pergunto: ela sofre? Deve sofrer. Se tem medo de ir a um restaurante, não pode ser certa das idéias. É possível ser feliz ao evitar as coisas boas? Não. O objetivo de viver é exatamente o contrário. O que lhe faz feliz, faça-o. Ter expectativas frustradas é tão ruim quanto evitar as expectativas. Não ter expectativas é próximo de não viver.

Existe, é claro, a auto-enganação. A pessoa vai ao restaurante esperando uma comida meramente razoável, quando as chances da comida ser muito boa são muito altas. Certas vezes funciona, mas não é o mesmo que encontrar 100 reais perdidos na calçada. Tenho mais para dizer, mas não tenho mais tempo. Comentários são bem aceitos.

"Esquecemos o que somos: simples de coração."

2 comentários:

Mifael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mifael disse...

Sr Juan Cabron de Melo Neto os R$100 eram meus... Tu não achou, foi eu quem deixou ali pra Tu pegar..
E tu gastou tudo em Chocolate? Paga uma Puta pelo menos... pow R$100 da pra duas aqui! Ai em Porto deve ser mais barato???
Ahuahauhauhauahua
To de Zueira....

Mas to achando que o cara que achou a grana fica feliz pq teve "sorte"...
Ter espectativas, boas, se sempre acontece algo ruim... as espectativas caem a "nada"... se não elas perduram. Acho que é isso... Se não o cara é um Pessimista.