segunda-feira, 26 de maio de 2008

A idade da razão

Por Guilherme de Moraes Alvarez

"Recomenda-se usar o pensamento abstrato".

Por que as pessoas se suicidam tanto na Suécia?

Sim, como o feliz comentarista do Crônicas apontou há alguns dias, pode ser porque eles não sabem que são felizes. Eu imagino, claro, outra hipótese, também: eles não sabem se relacionar. Isso, naturalmente, pode ser resultado de uma vida fácil demais, mas eu imagino que seja, na verdade, uma característica cultural muito forte. As pessoas criaram um costume de viver longe umas das outras, de não formar laços. Um perigo que também corremos. As pessoas tendem a se aglomerar e se relacionar muito mais quando precisam de ajuda mútua em situações práticas. Assim, passar dificuldade une as pessoas.

Leia Harry Potter.

No mundo do Harry Potter as famílias são unidas. As pessoas cuidam umas das outras. Eu já falei disso aqui. Hoje mesmo, na viagem de ônibus até meu presente local de digitação (casa da minha prima), eu senti grande agonia pela solidão e pensei nisso, e lembrei do Harry Potter.

Pensar abstratamente resolve o problema da perspectiva. Podemos não saber como é passar dificuldade e mesmo assim saber apreciar como as coisas são boas para nós. Ainda, entretanto, temos que resolver o problema das relações entre as pessoas. Já falei disso também aqui. Devemos saber nos afastar. Este é o problema principal nas relações: querer que a pessoa seja igual a si.

Não vou me extender. O comentarista, por favor, deixe o nome. Estou curioso da sua identidade, e gostei das suas ideias.

Nenhum comentário: