segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Novembro de 2004

quarta-feira, 17 de novembro de 2004

Trabalho de história
Por Felipe Tramasoli

Me desculpem por não postar a tempo, mas ando muito ocupado, uma das ocupações é o colégio (parece mentira) mas pra provar, aqui vai um trabalho de história que eu confesso ter gostado de fazer. É uma análise sobre as constituições republicanas:

O Brasil já teve 7 constituições diferentes em 114 anos de regime republicano, média de uma para cada 16 anos. Mas por que? Países como Estados Unidos, Noruega, e a nossa vizinha Argentina, ainda mantém a mesma de muitos e muitos anos, realizando pouquíssimas emendas. E o Brasil?

Nosso problema com 'constituição' é derivado da falta de cultura, assassinada há anos atrás pelos portugueses e enterrada pelo próprio povo brasileiro, que não vê nada, não ouve nada e não diz nada. A imensa capacidade que o povo brasileiro tem em ficar quieto, em não contestar, acaretou em enormes prejuízos para o Brasil, que foram se agravando ao longo dos anos.

Na primeira constituição (1889), nota-se uma tendência para o social, além, é claro, da formação dos estados brasileiros, dando mais liberdade às províncias. Porém, ainda incompleta, e maleável às mãos de quem governava. Todas as constituições republicanas, principalmente a da era Vargas, visava o lado social, como no caso, dando mais condições de trabalho ao cidadão, porém como todas outras 'irmãs', cheia de falhas e brechas, para os 'poderosos' brincarem com o 'molde' da nação.

E assim foi sucessivamente até hoje. Pelo menos, até a última constituição do Brasil (1988). A nossa constituição é tão precária, que até mesmo nossos presidentes a julgaram assim. Os mesmos afirmam que tal constituição é ingovernável. Porque ingovernável? Que tal porque os constituintes não tinham preparo algum? Era como ter mandado o pedreiro fazer a constituição. Os mesmos não tinham uma visão dos interesses públicos. E ainda, as "comissões temáticas" trabalharam separadamente na Assembléia Constituinte, e aconteceu o que? Várias conclusões divergentes, no mesmo texto, a Constituição Brasileira.

Não é difícil chegar à uma conclusão. O Brasil julga-se um país novo, com somente 500 anos, porém o Brasil é um país incompetente. A nação não tem uma consciência política determinada. A maioria da população, a mais carente acreditamos, é muito influenciável, elegendo políticos corruptos, que fazem o que querem, até mesmo moldam a constituição para seu próprio benefício. Zombam do povo. Já passou da hora do povo brasileiro acordar e perceber o que 'eles' estão fazendo com nosso Estado. O que falta para o Brasil é vergonha e amor pela bandeira, daí então talvez o povo acorde.


envie este texto para um amigo

Nenhum comentário: