Aqui vai uma frase de impacto, peso e tudo mais, incluindo polêmica.
Há muito que todos falam em justiça e que os estadunidenses vivem atirando a demagogia para lá e para cá. É incrível mesmo como a classe média costuma ser a mais irritante, principalmente quem lê VEJA. Quem lê VEJA costuma ter as opiniões mais ridiculamente embasadas e insustentáveis diante do menor esforço argumentativo, mas não é este o foco.
Quando eu digo muito tempo eu estou dizendo meio que desde sempre. Meio porque não é possível saber ao certo o que se passava antes da escrita, mas eu tenho forte crença que justiça é um tema até entre as matilhas de lobos na Sibéria (se houver).
Lembro bem quando um grande amigo meu que era meu colega de faculdade de direito, após ler Kelsen, contou-me pasmo que o cara estava errado e que não era possível conceituar justiça. Kelsen dizia que justiça era garantir a cada um o que lhe pertence. É fácil notar porque meu amigo estava pasmo. Kelsen mesmo não acreditava muito nisso. Ele escreveu o que escreveu para acalmar a ascendente burguesia industrial após as revoluções, mas, novamente, este não é o foco.
Afinal que coloco aqui o que é justiça por enquanto (até eu mudar de ideia).
O que é a justiça?
Justiça é a manutenção da capacidade de desenvolvimento da pessoa.
Esta pede maior explicação, através do corolário.
Somente há justiça quando ausentes os resultados da ingerência externa sobre a vontade da pessoa.
O que pode ocorrer no sentido inverso.
A justiça é restabelecida sempre que se retorna, ou se aproxima, do estado das coisas antes de uma ingerência externa sobre a vontade da pessoa.
O que nos leva a um outro corolário.
A democracia é inerentemente injusta no âmbito pessoal e justa no âmbito social.
Isso por razões evidentes.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Justiça é...
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Novas frases
Antes uma foto.
Agora texto.
Por alguma razão incrível eu não consigo lembrar minhas frases de uma forma consciente, tendo ao invés que capturar as mesmas na medida em que elas vão ocorrendo no dia-dia. Uma destas oportunidades, pelo menos, já passou sem que eu anotasse e se perdeu novamente nas relações caóticas de minhas sinapses.
Por isso que agora eu anoto no celular sempre. Cortesia destas anotações eu tenho mais duas frases para compartilhar.
Primeiro a mais chocante, ou não.
Todas as motivações são egoísticas. |Calma, isso é na verdade uma coisa boa.|
Depois vem a mais leve.
Somente o hábito leva à perfeição.
sábado, 22 de outubro de 2011
Chris Rock
Chris Rock: Never Scared
Assista. É bom demais. Além disso é necessário para eu poder explicar muitas coisas sobre as pessoas, que é o que eu pretendo em breve.
Nada mais para o momento.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Seguindo o plano
Este post não é sobre seguir planos.
Acabo de atualizar a página dos axiomas com mais uma frase. Pense nela e comente. Em breve eu vou discorrer sobre as frases aqui no blog.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Tipo Confúcio
Já algumas vezes aconteceu que eu citei uma frase que costumo repetir - a maior parte de minha autoria - porque contém conhecimento importante na minha opinião que eu sinto a obrigação de compartilhar (que incrivelmente não está no código civil, mas já lanço a ideia) e me vi tentando lembrar das outras que eu costumo repetir. Eu sempre me esqueço, o que é bom na medida em que eu não fico palestrando as minhas frases de sublime sabedoria (pontuação de ironia aqui), mas é ruim porque me acentua a mais agonizante das sensações: impotência.