sábado, 6 de agosto de 2011

Boca de Rua

Ler jornal é um hábito muito recomendado. É um hábito cultuado pela sociedade, eu diria, embora poucos o sigam. Eu mesmo leio muito pouco jornal. Uma das razões é o preço. Uma mídia que vende tanta propaganda não deveria cobrar para ser distribuída. Só compro mesmo é a ZH de domingo para ver os classificados, quando preciso. Não tenho vergonha disso.


O problema com o hábito de ler o jornal não é o preço, entretanto. É o jornal.

Se você lê ZH, está sendo enganado, para citar um exemplo. Todas as mídias de massa ou que aspiram ser são controladas por interesses econômicos e políticos. Isso não é segredo.

O que vou ler então? Como vou me informar? Você quer que eu pare de assistir TV?

A verdade é que eu quero, sim. As notícias da TV aberta são cheias de imprecisões e, muitas vezes, de simples manipulação. Muitas vezes é sutil. Pequenas coisas que aos poucos vão formando uma opinião que é possível enxergar em quase todas as pessoas. No trabalho, na faculdade, nas lojas. Sempre a mesma opinião fabricada pelos noticiário e pelo jornal. Então, o melhor mesmo é não assistir. Do jornal você ainda pode salvar uma opinião crítica, se tem consciência da opinião que estão tentando passar. Do noticiário na TV é bem mais complicado. É rapidinho, e você acaba sendo manipulado. É um lixo.

Existem, entretanto, contrainiciativas. Os blogs e os concentradores de notícias são ótimas fontes. Quanto mais coisas diferentes você ler sobre a mesma notícia, mais perto estará de saber o que é e o que não é.

Uma ótima contrainiciativa é o jornal Boca de Rua. Tanto quanto a ZH e outras, é notícia do ponto de vista de alguém. Melhor que estas outras, não tem grana envolvida. Não vive de propaganda, não tem interesse de empresas, de políticos, de grandes produtores rurais que são donos do grupo. É uma coisa bem próxima de notícia pura, e mesmo que não seja notícia pura, é outro ponto de vista. Quanto mais pontos de vista distintos conhecermos, melhor. É uma regra importante pra vida, se você curte conselhos.

Leia todos os jornais, inclusive o Boca de Rua. É muito bom saber o que se passa do outro lado da notícia.

Um comentário:

Pretu disse...

Lerei certamente.... e como não poderia deixar de ser.. o senhor continua sendo um gurú da vida social.. escassa e efêmera cordialidade mundial.