Então, papo nerd.
Pra quem não conhece Alan Turing, ele foi o cara que idealizou os computadores que usamos hoje pra quase tudo. Na verdade o nome correto dessas máquinas é máquinas de Turing. Vale dar uma olhada na wikipedia e conhecer a vida dele, principalmente porque ele foi perseguido pelo governo da Grã Bretanha (que ele tirou do buraco criando as máquinas capazes de decodificar as criptografias alemãs) por ser homossexual. As palavras de Asimov me vêm à cabeça agora. Praticamente nada mais me ira tanto quanto a estupidez das maiorias trazendo sofrimento àqueles que geram os maiores avanços para melhorar a vida de todos.
A questão da vida de Turing que trago à discussão é exatamente essa. As sociedades ocidentais de hoje acreditam piamente na ilusão que vários idealistas e intelectuais fomentam de que a democracia significa que a minha ignorância tem o mesmo valor que o teu conhecimento. Isso o próprio Asimov disse com todas as letras:
“Anti-intellectualism has been a constant thread winding its way through our political and cultural life, nurtured by the false notion that democracy means that 'my ignorance is just as good as your knowledge.”
Exatamente isso foi o que destruiu a vida de Turing e atrasou em várias décadas, concluo, grandes descobertas. Grandes gênios devem ser fomentados e devemos ter a humildade de reconhecer que talvez pessoas com grande conhecimento e que tenham um histórico de grandes realizações e grandes ideias estejam melhor preparadas para decidir certas coisas, ao invés da coletividade. Principalmente nas matérias operacionais e nas decisões estratégicas devemo adotar esta humildade.
Totalmente fora do assunto, mas nem tanto.
Não gosto de ser taxativo quanto a isso porque sei que ofende muitas pessoas, mas creio que a maior barreira ao desenvolvimento da humanidade e o maior gerador de injustiças e atrasos ainda são algumas religiões, principalmente as mais dogmáticas como os cristianismos. Foi o que destruiu Turing, o que calou Galileu, e o que quase impediu que daqui a algum tempo nós possamos recuperar colunas quebradas e restaurar órgãos em falência.
Infelizmente não vejo fim próximo para esta situação.
sábado, 23 de junho de 2012
In Turing We Trust
às 17:58
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário