segunda-feira, 2 de maio de 2011

Convertendo MP3

Muito bem.

Montei um servidor para algumas tarefas aqui em casa. Dentre elas, tocar música. Instalei o maravilhoso Arch Linux (mas poderia ser Ubuntu) num notebook antigo que eu tenho e fui colocando os programas que eu precisava. Para tocar música usei o MPD (Music Player Daemon) que é o melhor pra isso (só tem pra Linux se querem saber, mas Linux é grátis, então ótimo). Pluguei o aparelho de som no notebook e, pasmem, fiquei sem audio. A saída de som estava estragada. Somente os autofalantes internos funcionavam.

Nada temamos. Comprei no espetacular Deal Extreme uma placa de som USB e um hub (em forma de vaquinha), já que as músicas estavam em um HD externo e o notebook só tem uma porta USB (1.1 ainda).

Coloquei tudo direitinho (ou direitinhosamente/corretamente, usando um advérbio como manda o bom português) e mandei ver com o aparelho de som plugado na novíssima placa de som USB.

No início tudo deu certo. Entretanto, logo notei pequenas paradinhas nas músicas. Nas primeiras vezes fiquei intrigado, mas rapidamente percebi o problema. Uma porta USB 1.1 é estreita. A taxa de dados é pequena (12mbps teoricamente, mas sempre muito menos que isso). Uma única porta compartilhando a placa de som e os dados boa coisa não podia dar. Assim, quando a taxa de dados da música somada com a taxa de dados da placa de som excediam a capacidade da porta, a música falhava.

Novamente, nada temamos. Dava pra notar que a porta estava quase conseguindo manter o rítmo. Bastava que eu diminuisse um pouco taxa de dados de cada música para um nível seguro. Minhas músicas estavam codificadas a 192kbps. Depois de ler esta página http://tuxtweaks.com/2008/08/how-to-resample-mp3-audio-files-on-linux-using-lame/ eu modifiquei os scripts e criei um terceiro para poder recodificar toda minha biblioteca a 128kbps.

Para quem se interessa estão anexos os scripts prontos (tenha instalado python-mutagen ou só mutagen e lame). É só torná-los executáveis e colocar no /bin para instalar. Depois navegue no terminal até sua pasta de músicas e digite mp3recurshrink.

-
Guilherme de Moraes Alvarez

Um comentário:

Patrick Melo disse...

Opa! Cara, podias ter usado o Sound Converter :p

http://www.archlinux.org/packages/community/any/soundconverter/