sábado, 11 de outubro de 2008

Racionalizar

Nossa liberdade consiste, precisamente, de nossa ignorância.
 
Pois, bem!
 
Desta vez vou tentar falar ainda menos. Lembrando aquele episódio do Esquadrão do Tempo em que eles vão salvar o Confúcio. Muito engraçado.
 
Já falei da Limitação do Existencialismo. É como a mecânica clássica. A relatividade geral é o existencialismo. A mecânica clássica é uma situação específica, mas com ela você explica 99% de tudo que acontece, na prática.
 
Um dos pontos chave que devemos abordar é a racionalização.
 
Racionalização, para ser bem direto, significa transformar em racional (algo que antes não era). Deveria ser isso. Não é tão simples. Não se pega uma coisa que é irracional e transforma em racional, ou não seria irracional (não subestime o poder das coisas irracionais, ou a fragilidade das racionais). Pode até ser possível, mas eu vejo como impraticável.
 
Assim sendo, a melhor definição pra racionalização é enganação. Auto-enganação, na maioria das vezes. Racionalizar uma matéria é fugir da realidade e transformar a coisa numa idéia aceitável para os padrões de abstração que adquirimos. É o que fazemos quando precisamos de certa paz interior ao nos depararmos com uma realidade pouco agradável.
 
Se você acha que não, então diga aí.
 
Acho que foi bem curtinho, afinal.

3 comentários:

Felipe Ventura Vargas disse...

É, não acho que uma coisa irracional possa ser transformada. Mas a irracionalidade pode ser racional.

Ana Clara Balena disse...

Acho q eu não sou nada racional =p
heheheh
e acho tb q nao consigo racionalizar nada, mas, amei o post curtinho, muito bom :D
já to pensando em outro presente, já q estraguei a surpresa revelando os copos de cerveja =p
;**

@efebete disse...

toda racionalização é, em parte, uma filha da putice, pois nós nos "apropriamos" de algo em forma de conceito. e a gente herda esses conceitos, alguns são tão idiotas e - praticamente - impossíveis de serem quebrados.
que mundo chato :/